Páginas

Projeto João e Maria história e culinária.

Modalidade / Nível de Ensino: Educação Infantil.


Componente Curricular: Arte Visual, Matemática, Matemática, Linguagem oral e escrita, Linguagem oral e escrita.


Tema: O fazer artístico, Grandezas e medidas, Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações), Práticas de leitura, Falar e escutar.

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Apreciar e escutar o momento de leitura de um conto tradicional - João e Maria;
§  Recontar o conto;
§  Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
§  Manusear materiais impressos;
§  Preparar e confeitar um bolo;
§  Ampliar e construir novos sentidos para os conhecimentos sobre unidades de medida, tempo de preparo e quantidade de ingredientes.

Duração das atividades

Duas aulas de 3 horas cada aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

§  Conhecimento básico do alfabeto.

Estratégias e recursos da aula

§  Livro da história João e Maria;
§  Quadro ou cartaz;
§  Pincéis;
§  Batedeira;
§  Massa de bolo;
§  Ovos;
§  Leite;
§  Manteiga;
§  Forma de bolo;
§  Forno;
§  Doce de leite;
§  Biscoito maizena;
§  Confetes de chocolate;
§  Bandeja;
§  Colheres;
§  Folha de papel impressa;
§  Trabalho em equipe.

Módulo 1 - Hora da História e Aprendendo a fazer um bolo

Com os ensinamentos de Vigotski, aprendemos que as crianças trazem para o exterior sua compreensão acerca do meio em que vivem – sociedade, família, escola, amigos – por meio da imitação criativa. Nesses momentos, elas podem assumir o papel de mãe, tia, irmão, pai, madrasta, assim como atos morais de coragem, medo, tristeza, alegria, dor e, ainda, reorganizar sua compreensão e impressões acerca desses elementos.
Nos contos, aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário com os quais todas as crianças se encantam. Por meio da linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
Assim, fazer uso dos contos, da culinária e da imaginação das crianças no dia a dia da sala de aula é um momento de alegria que traz satisfação à turma toda.

ATIVIDADE 1 - Conto: João e Maria

Esta aula abordará os diferentes gêneros textuais - contos e receitas culinárias.
Para iniciá-la, teremos que escolher um ambiente agradável para ouvir uma história. Algumas sugestões: embaixo de uma árvore, na sala de aula ou na biblioteca.
Para proporcionar o manuseio de material impresso, a história deverá ser contada com o auxilio do livro. Se na sua escola não tiver um exemplar do livro, seguem algumas sugestões de sites para compra:


Caso a escola não tenha recursos para a compra, aqui esta uma versão online:


Disponível também em versão online para colorir: 
Conheça também o site dos irmãos Grimm, autores deste conto.
Imagem disponível em: http://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/joao_e_maria. Acesso em: 15 jul 2013.
Esta é a História disponível no site dos irmãos Grimm:
João e Maria (Hansel e Gretel)

João e Maria (Hansel e Gretel)

Um conto de fadas dos Irmãos Grimm

 
Às margens de uma extensa mata existia, há muito tempo, uma cabana pobre, feita de troncos de árvore, na qual morava um lenhador com sua segunda esposa e seus dois filhinhos, nascidos do
primeiro casamento. O garoto chamava-se João e a menina, Maria.
A vida sempre fora difícil na casa do lenhador, mas naquela época as coisas haviam piorado ainda mais: não havia comida para todos.
Minha mulher, o que será de nós? Acabaremos todos por morrer de necessidade. E as crianças serão as primeiras.
- Há uma solução… - disse a madrasta, que era muito malvada. Amanhã daremos a João e Maria um pedaço de pão, depois os levaremos à mata e lá os abandonaremos.
O lenhador não queria nem ouvir falar de um plano tão cruel, mas a mulher, esperta e insistente, conseguiu convencê-lo.
No aposento ao lado, as duas crianças tinham escutado tudo, e Maria desatou a chorar.
- Não chore, tranquilizou-a o irmão. Tenho uma ideia.
Esperou que os pais estivessem dormindo, saiu da cabana, catou um punhado de pedrinhas brancas que brilhavam ao clarão da lua e as escondeu no bolso. Depois voltou para a cama.
No dia seguinte, ao amanhecer, a madrasta acordou as crianças.
As crianças foram com o pai e a madrasta cortar lenha na floresta e lá foram abandonadas. João havia marcado o caminho com as pedrinhas e, ao anoitecer, conseguiram voltar para casa.
O pai ficou contente, mas a madrasta, não. Mandou-os dormir e trancou a porta do quarto. Como era malvada, ela planejou levá-los ainda mais longe no dia seguinte.
João ouviu a madrasta novamente convencendo o pai a abandoná-los, mas desta vez não conseguiu sair do quarto para apanhar as pedrinhas, pois sua madrasta havia trancado a porta. Maria
desesperada só chorava. João pediu-lhe para ficar calma e ter fé em Deus.
Antes de saírem para o passeio, receberam para comer um pedaço de pão velho. João, em vez de comer o pão, guardou-o.
Ao caminhar para a floresta, João jogava as migalhas de pão no chão, para marcar o caminho da volta.
Chegando a uma clareira, a madrasta ordenou que esperassem até que ela colhesse algumas frutas, por ali. Mas eles esperaram em vão. Ela os tinha abandonado mesmo!
- Não chore Maria, disse João. Agora, só temos é que seguir a trilha que eu fiz até aqui e ela está toda marcada com as migalhas do pão.
Só que os passarinhos tinham comido todas as migalhas de pão deixadas no caminho.
As crianças andaram muito até que chegaram a uma casinha toda feita com chocolate, biscoitos e doces. Famintos, correram e começaram a comer. De repente, apareceu uma velhinha, dizendo:
- Entrem, entrem, entrem que lá dentro tem muito mais para vocês.
Mas a velhinha era uma bruxa que os deixou comer bastante até cair no sono em confortáveis caminhas.
Quando as crianças acordaram, achavam que estavam no céu, parecia tudo perfeito. Porém a velhinha era uma bruxa malvada que e aprisionou João numa jaula para que ele engordasse. Ela queria
devorá-lo bem gordo. E fez da pobre e indefesa Maria, sua escrava.
Todos os dias João tinha que mostrar o dedo para que ela sentisse se ele estava engordando. O menino, muito esperto, percebendo que a bruxa enxergava pouco, mostrava-lhe um ossinho de galinha. E
ela ficava furiosa, reclamava com Maria:
- Esse menino, não há meio de engordar.
- Dê mais comida para ele!
Passaram-se alguns dias até que numa manhã assim que a bruxa acordou, cansada de tanto esperar, foi logo gritando:
- Hoje eu vou fazer uma festança. Maria ponha um caldeirão bem grande, com água até a boca para ferver e dê bastante comida paro seu o irmão, pois é hoje que eu vou comê-lo ensopado. Assustada,
Maria começou a chorar.
- Acenderei o forno também, pois farei um pão para acompanhar o ensopado, a bruxa falou.Ela empurrou Maria para perto do forno e disse:
- Entre e veja se o forno está bem quente para que eu possa colocar o pão.
A bruxa pretendia fechar o forno quando Maria estivesse lá dentro, para assá-la e comê-la também, mas Maria percebeu a intenção da bruxa e disse:
- Ih! Como posso entrar no forno, não sei como fazer?
- Menina boba! - disse a bruxa. Há espaço suficiente, até eu poderia passar por ela.
A bruxa se aproximou e colocou a cabeça dentro do forno. Maria, então, deu-lhe um empurrão e ela caiu lá dentro. A menina, então, rapidamente trancou a porta do forno deixando que a bruxa morresse queimada.
Maria foi direto libertar seu irmão.
Estavam muito felizes e tiveram a ideia de pegarem o tesouro que a bruxa guardava e ainda algumas guloseimas. Encheram seus bolsos com tudo que conseguiram e partiram rumo à floresta.
Depois de muito andarem atravessaram um grande lago com a ajuda de um cisne. Andaram mais um pouco e começaram a reconhecer o caminho e viram ao longe a pequena cabana do pai.
Ao chegarem à cabana encontraram o pai triste e arrependido. A madrasta havia morrido de fome e o pai estava desesperado com o que fez com os filhos.
Quando os viu, o pai ficou muito feliz e foi correndo abraçá-los. Joãozinho e Maria mostraram-lhe toda a fortuna que traziam nos seus bolsos, agora não haveria mais preocupação com dinheiro e comida e
assim foram felizes para sempre.
* * * FIM * * *
Diga às crianças que hoje ouviremos um conto.
O que é conto?
É uma obra de ficção, ou seja, não aconteceu de verdade, que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador e personagens. Os personagens do nosso conto são João e Maria.
 Conte a história de João e Maria. Depois conduza as crianças a pensarem sobre a história, faça questionamentos como:
§  Existem famílias onde as pessoas não têm nada pra comer?
§  O que você faria se uma pessoa estranha te convidasse para entrar na casa dela?
§  Quem será que escreveu esta história?
§  Será que eles escreveram apenas essa história? (conte que os irmãos Grimm escreveram muitas outras histórias como Branca de neve, Rapunzel, Cinderela...)
§  Vamos descrever como era a casa da bruxa! 

ATIVIDADE 2 - Culinária: Fazendo um bolo

Professor,  o segundo momento da aula começa com a proposta  sobre culinária. Você deverá, junto com os alunos, fazer um bolo. Providenciar os ingredientes para o feitio do bolo.
Liste no quadro da sala ou em um cartaz todos os ingredientes e o modo de preparo, explique que este tipo de texto – receitas culinárias - tem um padrão. Devemos escrever todos os ingredientes primeiro e em seguida o modo de preparo e tempo de preparo. Veja o exemplo da ilustração abaixo:

Ao apresentar a receita, trabalhe com as crianças quantidades de ingredientes, unidades de medida e tempo de preparo. Fazendo questionamentos como:
§  Quantos ovos serão necessários para a receita?
§  O que é 1 e ½ xícara de chá de açúcar? (demonstre, é importante a visualização nesta idade, isso facilitará, posteriormente, a compreensão de frações)
§  Vamos falar a ordem dos ingredientes?
§  Quanto tempo o bolo leva para assar?
Prepare o bolo com a ajuda das crianças, providencie toucas para você e para as crianças. Verifique se estão todos com as mãos limpas. Explique que para o preparo dos alimentos devemos ter muito cuidado com a higiene das mãos e devemos também prender os cabelos.

Módulo 2 - Montando a casa da Bruxa e recontando a história de João e Maria

ATIVIDADE 1 - Confeitando a casa da Bruxa

 Nesta atividade, as crianças deverão usar muita criatividade. Faça interferências, a fim de que todas colaborem na decoração do bolo que representa a casa da bruxa.
Veja algumas imagens de arquivo pessoal que ilustram a atividade:

contando história e culinária


contando história e culinária

contando história e culinária

contando história e culinária

Confeitando o bolo

ATIVIDADE 2 - Recontando a História com dedoches

Providencie a impressão das folhas que contêm os cinco dedoches. Cole em um papel cartão, deixe que os alunos pintem e depois recorte.
[wwwmundodafantasiarenatalima+033.jpg]
O objetivo desta atividade é recontar o conto. Após a confecção dos dedoches, coloque os alunos na disposição de rodinha e faça com que todas as crianças contem a história da seguinte maneira: escolha uma criança para cada personagem (ela deverá colocar o dedoche de seu personagem). Escolha também uma criança para narrar a história, à medida que a história é narrada a criança deverá representá-la fazendo a fala de seu personagem.
Depois que todos fizerem a representação, divida a turma em grupos menores (se possível de 5 crianças) e deixe que elas brinquem com os dedoches. Será um momento divertido, durante o qual, você, professor, irá observar cada criança representando a história contada.

ATIVIDADE 3 - Dividindo o bolo com toda a turma!

Essa é uma das melhores etapas da nossa aula. É a hora de saborear o nosso bolo da casa da bruxa. Que delicia!!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-jNJ8L2sJtto7rqdBcDpmXP_Xd9V9lKd7FF7PaIojPyMpS3Jw5G_8EA13tUKVNp3UXDXZMUn4iVuUFfq9raPO42K8iOwLRCWnfpowx2GXxta8zyDl7FW3U-W1dtTPtX8I9KqCMu7AqRKn/s320/Crian%C3%A7as+comendo+bolo+dia+12_10.jpg

Recursos Complementares

SITES CONSULTADOS:

SUGESTÕES DE SITES:
Estes são outros sites com sugestões de atividades sobre o conto de João e Maria:

Avaliação

 Durante as aulas, o professor deverá observar se as crianças:
§  Compreenderam a leitura da história;
§  Realizaram questionamentos sobre a história;
§  Manusearam corretamente o material impresso;
§  Participaram ativamente na atividade de reconto da história;
§  Contribuíram para a decoração do bolo de maneira coletiva;
§  Entenderam as unidades de medidas

0 comentários:

Postar um comentário