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O papel da mulher na sociedade colonial brasileira

Modalidade / Nível de Ensino: Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo


Componente Curricular: Sociologia, História, Sociologia.


Tema: Poder, política e Estado Moderno, Processo histórico: nações e nacionalidades, Tempo: transformações e mentalidades, Poder Indivíduo, identidade e socialização, Relações de poder e conflitos sociais, Estudo das sociedades humanas, Sujeito histórico e Memória.

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o papel das mulheres na sociedade colonial brasileira.
  •  Identificar as possibilidades de educação colocadas para as mulheres na sociedade colonial.
  • Analisar e refletir sobre o espaço reservado nos livros didáticos atuais de História às mulheres do periodo colonial.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • As bases da colonização portuguesa no Brasil.
Estratégias e recursos da aula
Estratégias:
  1. Leitura e interpretação de textos.
  2. Trabalhos individuais, em dupla e em grupo.
  3. Produção de resenha.
  4. Produção de resumo.
  5. Produção de texto dissertativo.
  6. Análise de filme.
  7. Análise de livro didático de História.

Recursos:
  1. Computador e internet.
  2. Data Show.
  3. Televisão.
  4. Power Point ou programa similar.

Módulo 1- As mulheres na sociedade brasileira colonial


Como viviam as mulheres na sociedade brasileira colonial? Qual o papel das mesmas na organização do espaço social? Como a Inquisição Portuguesa agiu em relação a muitas dessas mulheres?

Atividade 1 

A proposta para esta primeira atividade é que os alunos reúnam textos que permitam refletir sobre as questões propostas, tendo por referência estudos realizados por diferentes autores.
Roteiro para a atividade:
a. Divida os alunos em quatro grupos. Cada grupo ficará responsável pelo trabalho de leitura, interpretação e apresentação de dois textos. Abaixo, as sugestões de textos para a atividade:
Grupo 1
Texto 1: O papel das mulheres na organização do espaço social na sociedade colonial
O texto trata "do papel da mulher na formação da sociedade brasileira através de algumas ideias de três historiadoras brasileiras: Maria Odila Leite da Silva Dias, Leila Mezan, Mary Del Priori. (...) Os textos em discussão se propõem a contribuir para essa “recaptura” do passado da história das mulheres e põem em xeque a visão da mulher na sociedade colonial pela Igreja Católica na sua idealização cristã e no projeto de colonização europeia portuguesa, demonstrando seu poder informal nas tramas e nas teias de interesses que teciam ao longo dos espaços a elas determinados."
Grupo 2
Texto 2: Aconteceu na colônia - A história fluminense vestindo saia
"Pouco mencionadas são as mulheres indígenas que mostraram bravura nas lutas de resistência ou ainda as que personificavam ideais místico-religiosos. (...) As tentativas de traçar a história das índias esbarram em um conjunto de representações, intolerâncias e julgamentos que povoam as fontes históricas. O grande desafio é o de criticar permanentemente os dados, para que não se aceite como certas, sem questionamento prévio, as representações dos colonizadores sobre as mulheres indígenas.
Texto completo disponível em:
Grupo 3
Texto 3: Aconteceu na colônia - Assistir, um verbo conjugado no feminino
"Muitas escravas foram obrigadas pelos seus senhores a deixar seus filhos e filhas na roda. As crianças
acolhidas eram criadas por amas-de-leite, geralmente mulheres sem instrução que ganhavam uma pequena quantia pelos serviços prestados. Essa prática motivou também muitas mães necessitadas a abandonarem seus bebês e, logo em seguida, se apresentavam à instituição para cuidar dos mesmos, visando pagamento. A roda dos expostos existiu por mais de dois séculos, até 1949.
Texto completo disponível em:
Grupo 4
Texto 4: Bruxas, feiticeiras e curandeiras: a mulher na Inquisição
"Questões cotidianas tornavam-se denúncias. Construir coletivamente o estereótipo da bruxa era uma forma de identificar o responsável pelas desgraças e excluí-lo da comunidade. Numa sociedade escravista como a do Brasil colônia, a feitiçaria fez parte da resistência africana. Muitas vezes, recorrer a procedimentos mágicos era a única forma possível de defender-se. Porém, esta também legitimava a repressão e a violência sobre o cativo".
Texto completo disponível em: http://www.pime.org.br/mundoemissao/mulhermaos.htm.
Acesso em: 15/07/2013
Professor, antes de indicar os textos para os alunos, faça uma boa leitura dos mesmos para que possa orientá-los. Os textos trazem discussões relevantes que não são facilmente encontradas em livros didáticos. Confira!

b.  Utilizando computadores com internet, os alunos devem acessar os textos para leitura.
c. Individualmente, cada aluno deve fazer uma leitura atenta e silenciosa do texto selecionado para o seu grupo. Em seguida, deve registrar no caderno as palavras e/ ou expressões desconhecidas, procurando o significado das mesmas ou recorrendo ao professor quando necessário.
d. Após uma segunda leitura individual, cada aluno deve anotar no caderno as ideias centrais do texto, sob o seu ponto de vista.
e. Organizados nos grupos, é o momento dos alunos discutirem as ideias destacadas, observando aquelas que serão apresentadas posteriormente aos colegas da turma. Caso existam dúvidas acerca do conteúdo, é o momento de solicitar a participação do professor. 
 f. Dispostos em círculo na sala, cada grupo deve expor as ideias centrais do texto trabalhado para os demais colegas.
Importante!
Depois das apresentações, cada grupo deve encaminhar as ideias centrais do texto trabalhado para o professor que reunirá o trabalho de todos os grupos, reproduzirá  e entregará para todos os alunos.

Atividade 2

Projeção, debate e resenha do filme: DESMUNDO

Filme: DESMUNDO
Ficha Técnica
Título original: Desmundo
Gênero: Drama
Duração: 100 min.
Lançamento (Brasil): 2003
Distribuição: Columbia Pictures do Brasil
Direção: Alain Fresnot
Roteiro: Sabina Anzuategui e Alain Fresnot, baseado em livro de Ana Miranda
Produção: Van Fresnot
Música: John Neschling
Fotografia: Pedro Farkas
Elenco: Simone Spoladore (Oribela), Osmar Prado(Francisco de Albuquerque), Caco Ciocler(Ximeno Dias), entre outros.

Sinopse:
Em 1570 chega ao Brasil um grupo de órfãs, enviadas pela rainha de Portugal para desposar os primeiros colonizadores. Entre elas esta Oribela, jovem religiosa que é obrigada a se casar contra sua vontade com Francisco Albuquerque, que segue com ela pelo sertão adentro, rumo a um engenho de açúcar. Dessa união, Francisco só deseja uma coisa: que Oribela seja a senhora da casa e lhe dê filhos brancos. Falado em português arcaico, Desmundo narra a aventura de um grupo de meninas que viram mulheres num pais que cresce junto com elas.
Acesso em 15/07/2013

Orientações para a atividade:
a. Confira no link http://abeh.org/trabalhos/GT01/tcompletojoseluis.pdf uma proposta de roteiro para o trabalho com o filme "Desmundo", feita pelo professor José Luis de Oliveira e Silva e apresentada no texto "Práticas com o filme em salas de aula: questões preliminares para professores de História".
b. No texto indicado acima, o professor propõe também algumas questões para a compreensão e discussão do filme. Confira as questões propostas na página 12 do texto. São questões muito pertinentes que podem trazer uma grande contribuição para a discussão do filme. O professor pode utilizá-las para o debate ou elaborar novas questões que julgar relevantes para a reflexão dos alunos.
c. Divida os alunos em grupos para que possam trabalhar as questões propostas.
d. Após responderem as questões sobre o filme, disponha os alunos em um círculo, para que as respostas sejam discutidas por todos os alunos, sob a orientação do professor. 
Professor, para orientar os alunos na atividade proposta, leia o interessante artigo intitulado "Desmundo: o cotidiano da mulher no Brasil colonial. Uma análise cinematográfica", assinado por Diovana Ferreira de Oliveira e disponível em:http://www.cerescaico.ufrn.br/mneme/anais/st_trab_pdf/pdf_9/diovana_st9.pdf. Acesso em: 15/07/2013

Resenha

e. Finalizando as atividades, proponha aos alunos a produção de uma resenha sobre o filme "Desmundo".
f. Para a produção da resenha, utilizando computadores conectados à internet, os alunos devem acessar a aula "Sobre o gênero discursivo - resenha crítica", no Portal do Professor, no link:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21224. A partir da aula, eles terão condições de identificar as características principais do gênero em questão. A atividade deve ser realizada sob a orientação do professor.
g. Ainda com o objetivo de trabalhar as características da resenha, os alunos devem acessar o linkhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16228/?sequence=10#conteudo-resenha e anotar no caderno as informações centrais.
h. Após o trabalho com as duas fontes indicadas e a discussão coletiva a respeito do tema, os alunos estarão preparados para a produção da resenha. 
i. Antes que as resenhas sejam entregues para avaliação, ao professor, os alunos devem socializá-las com os colegas.


Módulo 2 - As mulheres e a educação no Brasil colônia

Quais as possibilidades de educação reservadas às mulheres na sociedade brasileira colonial?

Atividade 1

Roteiro da atividade:
a. Divida a turma de alunos em dois grupos.
b. O grupo 1 receberá o texto "A educação feminina durante o Brasil colonial", disponível em: http://www.ppe.uem.br/semanadepedagogia/pdf/T4/T4-002.pdf. Acesso em 15/07/2013. O grupo 2 trabalhará o texto "Mulheres e educação no Brasil-Colônia: histórias entrecruzadas", disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Arilda_Ines_Miranda_Ribeiro2_artigo.pdf. Acesso em 15/07/2013.
c. Cada aluno deve fazer o resumo do texto pelo qual ficou responsável de acordo com as seguintes orientações:
1. Utilizando computadores com internet, acessar o link abaixo indicado:
Resumo
2. Na página, os alunos encontrarão a definição e os tipos de resumos que podem ser elaborados. Com a orientação do professor, os textos indicados devem ser resumidos pelos alunos.
3. Após a elaboração dos resumos pelos alunos, os textos resumidos devem ser entregues aos alunos do outro grupo. Ou seja, os resumos do grupo 1 serão entregues aos alunos do grupo 2 e vice-versa. O objetivo é que os alunos tomem contato com o texto trabalhado pelo colega, indicando se o texto está claro, se as ideias centrais estão inteligíveis e se é possível apreender com clareza o assunto a partir do resumo elaborado. Os alunos farão anotações no resumo do colega, colocando as suas observações.
4. Os resumos com as observações dos colegas serão entregues ao professor para avaliação. Posteriormente, o professor fará considerações sobre a atividade, colocando as suas observações sobre os resumos produzidos. 

Atividade 2

Produção de Texto Dissertativo
 
Após a discussão sobre o tema proposto no módulo 2 e a produção de resumos, proponha aos alunos a elaboração de um texto dissertativo sobre “A educação da mulher na sociedade brasileira colonial”.
Para rememorar as discussões já realizadas em aulas de Língua Portuguesa e de História acerca das características de um texto dissertativo, indique aos alunos a leitura do texto que se encontra disponível no link:http://www.brasilescola.com/redacao/dissertacao.htm, o qual discute: o que é dissertar?
Proponha também a leitura do texto "Como fazer uma boa dissertação?", disponível no linkhttp://www.brasilescola.com/redacao/como-fazer-uma-boa-dissertacao.htm
Os textos produzidos devem ser socializados entre os alunos.

Módulo 3 - A mulher do período colonial no livro didático de História

Atividade 1

Proponha aos alunos uma investigação sobre o espaço reservado nos livros didáticos atuais de História às mulheres do período colonialPara que eles se preparem para a atividade e reflitam sobre o assunto, indique as duas leituras abaixo:

Onde estão as mulheres?

O papel da mulher na História ainda não está claro nem nos raros livros didáticos que dão espaço a essa discussão

Texto assinado por Maria Mostafa e disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/onde-estao-as-mulheres

A MULHER NA HISTÓRIA: REPRESENTAÇÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS

Texto assinado por Maureen Elina Javorski e disponível em: http://www.utp.br/lep/N4/artigos/Maureen_Javorski.pdf  

Roteiro da atividade:
a. Os alunos devem investigar os livros didáticos de História disponíveis na própria escola.  
b. Divida os alunos em grupos. Cada grupo ficará responsável pela análise de um livro didático. A escolha será feita sob a orientação do professor.
c. Questões norteadoras do trabalho de análise/investigação a ser realizado pelo grupo:
1. Inicialmente os grupos devem observar: o livro didático investigado, ao tratar da História do Brasil no período colonial, menciona as mulheres?
2. No caso de livros que discutem a questão da mulher no período colonial, observe: mulheres de quais grupos sociais são mencionadas? Indígenas, brancas, negras?
3. Quais temáticas envolvendo as mulheres na sociedade brasileira colonial são trabalhadas?
4. O livro traz imagens a respeito das temáticas relativas às mulheres na sociedade colonial brasileira? Quais? Em caso afirmativo, faça uma descrição dessas imagens e como elas se relacionam com o texto no qual estão inseridas: apenas “ilustram” o assunto ou são interpretadas pelo autor no contexto das discussões propostas sobre o tema? A imagem é contextualizada em seu universo cultural, social, político, pelo autor do material didático?
5. O livro apresenta referências bibliográficas sobre o tema? Quais?

d. Depois do trabalho de análise, cada grupo deverá preparar uma apresentação sobre as suas conclusões, para conhecimento dos demais colegas. Os dados da investigação podem ser organizados em Power Point ou programa similar.





Recursos Complementares
Para os alunos:
Para os professores:
Livros:
DEL PRIORE, Mary. Mulheres no Brasil Colonial. São Paulo: Contexto, 2000.
DEL PRIORE, Mary (org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto/UNESP, 1997.
ALGRANTI, Leila Mezan. Honradas e Devotas: mulheres da Colônia. 2ª.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.
GORENSTEIN, Lina. A Inquisição contra as mulheres. Rio de Janeiro, séculos XVII e XVIII. São Paulo: Associação Editorial Humanitas/Fapesp, 2005. 
Textos:
A mulher tupinambá e práticas culturais indígenas no Brasil Colonial. http://www.cerescaico.ufrn.br/mneme/anais/st_trab_pdf/pdf_st2/erika_pessoa_st2.pdf
Discursos sobre fragilidade feminina: educação da mulher no Brasil colônia. http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/3124/pdf
Senhoras da Colônia: Cultura escrita e inserção feminina em Minas Gerais (1784-1822). http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1861/3696
Algumas reflexões sobre a condição da mulher brasileira da colônia às primeiras décadas do século XX. http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3495/3266



Avaliação
O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: produção de resenha, produção de resumo, texto dissertativo, análise fílmica, análise do tema no livro didático de História.

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