Páginas

Atividades Jogo Matemático Segundo Ano do Ensino Fundamental


ATIVIDADE: Planejar um jogo que possa favorecer o trabalho integrado, de forma lúdica, entre as diferentes áreas do conhecimento, relacionar as atividades aos direitos de aprendizagem em cada área do conhecimento.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

Língua Portuguesa:
# Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos;
# Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças;
# Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba.

Matemática:
# Comparar ou ordenar quantidades por contagem;
# Resolver e elaborar problemas com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar quantidades, utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposição numérica e palavras.

Ciências:
# Utilizar o conhecimento científicio para tomar decisões no dia-a-dia.

DESENVOLVIMENTO:

Para iniciarmos as atividades, os alunos ouviram a história clássica da Chapeuzinho Vermelho e após foi lido a eles o livro "Chapeuzinho Vermelho uma aventura borbulhante" das obras complementares.


Após foi feito a comparação pelas crianças, tendo o professor como escriba,  e copiado pelos alunos, em dois papéis de cores distintas para que fosse finalizado com a ilustração das duas histórias. 


Em outro momento realizamos o jogo das colheita das maças, onde cada um deverá colocar dez maçãs na árvore, tabuleiro. Na sua vez o aluno jogará o dado e a quantidade que cair deverá colher maçãs de seus adversários, podendo colher todas as maçãs de um adversário só ou colher de vários somando a quantidade certa. Ganhará o jogo quem conseguir ficar com maçãs na árvore e o jogador que mais colher maçãs. Os alunos devem observar a queda do dado dos colegas e acompanhar a contagem da colheita e no resultado final.


Foi realizado a escrita das regras do jogo e o registro através de desenho. 


Realizamos também a sequenciarão da história, havendo diferença de complexidade de acordo com o nível de escrita que as crianças se encontram.
Para os pré silábicos e silábicos foi dado a escrita das partes da história apenas para ordenarem de acordo com o desenho, já para os alfabéticos foi pedido que escrevessem a história, ambos foram feitos em dupla de acordo com os níveis apresentados.

Também foi destacado os alimentos que são saudáveis para fazerem parte da cesta que a Chapeuzinho levou a vovó, sendo que os alunos pesquisaram em revistas e montaram uma cesta.

Descrição de como os alunos serão agrupados:
Os alunos foram agrupados de acordo com o nível de escrita que se encontram, havendo a intervenção do professor para montar as duplas.

O que se pretende que os alunos aprendam:
As atividades proporcionarão o desenvolvimento de estratégias de contagem, adição e subtração.
Os alunos estabelecerão relações entre duas situações apresentadas e diferenciarão,  utilizando corretamente os diferentes gêneros textuais.
Destaquem quais são os alimentos saudáveis que fazem bem a nossa saúde.
Intervenções e questões:
As intervenções e questionamentos realizados foram quanto a explicação das regras do jogo e as ações neste realizadas,  sobre as diferentes atividades, havendo questionamentos quanto as características dos gêneros textuais trabalhados e sempre que foi possível nas demais atividades executadas.

0 comentários:

Postar um comentário